A gestão de vendas no varejo é um processo complexo e essencial para garantir bons lucros. Da previsão de demanda à organização do estoque, existe um conjunto de estratégias e tecnologias que garantem um faturamento saudável e escalável.
E os dados de mercado mostram que isso é possível! Segundo o IBGE, o varejo já acumula uma alta de 5,1% nas vendas em 2024. Considerando que o final de ano sempre traz grandes oportunidades, é preciso estar pronto para acompanhar esse crescimento e atender à demanda dos clientes.
Neste artigo, vamos explorar as principais estratégias para supermercados e te ajudar a explorar o potencial da automação de processos e recursos tecnológicos. Siga conosco e confira!
A gestão de vendas no varejo engloba um conjunto de práticas, estratégias e ferramentas para supervisionar, controlar e otimizar todo o processo de vendas dentro de um negócio varejista.
Essa gestão envolve o acompanhamento dos processos, desde o planejamento de metas e o controle de estoque, até o atendimento ao cliente e a análise de desempenho.
O objetivo é garantir que o fluxo de vendas seja eficiente. Assim, ajuda a maximizar lucros, reduzir desperdícios e melhorar experiência do cliente.
Para uma gestão de vendas realmente eficaz, o varejo precisa usar os dados disponíveis. Neste sentido, o monitoramento contínuo de métricas é essencial.
A definição de quais KPIs e informações acompanhar depende dos objetivos e desafios de cada negócio e varia bastante. No entanto, podemos listar alguns que fornecem insights valiosos para manter os bons resultados:
Com essa visibilidade, o gestor consegue planejar melhor suas ações. Assim, se os dados mostram que, por exemplo, a segunda-feira é um dia de menor movimento, é possível pensar em ofertas especiais para este dia.
A implementação de um ERP para o varejo facilita essa gestão. Isso porque, consolida os dados de diferentes áreas em uma única plataforma e automatiza processos importantes para vendas.
Sim! No mundo dos negócios, especialmente no varejo, a gestão eficiente de vendas pode ser a diferença entre sucesso e estagnação.
Com a crescente competitividade e o desafio de atender clientes exigentes, o controle sobre o desempenho das vendas garante o alinhamento da operação às metas da empresa e ajuda a responder com rapidez às mudanças de mercado.
Além disso, a gestão de vendas no varejo permite uma melhor adaptação às tendências e às novas tecnologias. Tudo isso oferece uma visão 360 do negócio e promove um equilíbrio entre custo e benefício nas operações.
Para que as operações sejam eficientes e rentáveis, é necessário gerenciar não apenas as vendas. A verdade é que o estoque, o atendimento ao cliente e a logística de reposição precisam estar alinhadas.
Supermercados que se dedicam a tudo isso conseguem manter um fluxo saudável. Isso otimiza as margens de lucro, evita desperdícios e melhora a experiência de compra dos clientes.
A seguir, listamos alguns fatores que são indispensáveis para as vendas em supermercados:
↪︎ Leia mais: Varejo omnichannel: o que é e como aplicar essa estratégia em supermercados?
Depois de tudo o falamos, gostaríamos de te ajudar a implementar não só uma boa gestão de vendas, mas uma gestão do varejo estratégica.
Em primeiro lugar, vale destacar o papel fundamental da tecnologia. Sem dúvidas, as ferramentas certas podem transformar sua rotina, eliminando processos manuais que tomam tempo e podem gerar erros e desperdícios.
Confira 7 dicas, com exemplos práticos, de como cada setor pode se beneficiar do apoio tecnológico!
As vendas dependem do estoque. No entanto, um dos principais desafios dos supermercados e varejistas em geral é a manutenção de um estoque saudável e estratégico: sem rupturas e excessos.
A melhor maneira de reverter este cenário é o monitorando constante do estoque. E a melhor forma conseguir isso é por meio da automação!
Um bom sistema de ERP te dará visibilidade em tempo real dos itens disponíveis, do que está próximo de acabar, com data de validade se aproximando e do que está com baixa saída.
Logística e vendas também precisam estar 100% alinhadas no varejo. Afinal, isso garante entregas eficientes, com um prazo de envio reduzido e sem erros que prejudicam a experiência do cliente.
Pensando em vendas online nos supermercados, seja por meio de aplicativo ou site, é fundamental que os processos sejam claros para evitar longas esperas.
Indicamos um estudo sobre o raio de atuação do seu negócio para mapear as melhores rotas e definir prazos realistas. Lembre-se sempre de ser transparente e se esforçar para entregar um bom serviço.
Um bom controle financeiro é indispensável para a saúde do negócio. No varejo, é essencial que todas as transações e dados de vendas sejam integrados em um único sistema financeiro.
Isso permite:
♦ Ponto importante: plataformas de ERP com módulos financeiros integrados são capazes de emitir relatórios precisos. Isso facilita a tomada de decisões e ajuda a identificar oportunidades para reduzir custos.
Você já usa recursos de Inteligência Artificial em seu negócio? A tecnologia está disponível e deve ser implementada como mais uma ferramenta a favor da gestão de vendas no varejo.
Com a análise de grandes volumes de dados, a IA pode prever picos de demanda, identificar produtos com maior potencial de venda e ajustar automaticamente o estoque e os preços para otimizar os lucros.
Além disso, pode ser usada até mesmo na elaboração de campanhas de marketing e anúncios mais atrativos. Enfim, modernize e busque formas de otimizar processos e resultados!
O cliente não quer ser tratado como apenas mais um número. Isso se aplica a todo tipo de negócio, incluindo supermercados.
Sendo assim, é fundamental adotar uma postura que considera as necessidades de cada cliente. A boa notícia é que você pode usar a tecnologia para entregar um alto nível de personalização com menos esforços e em menos tempo.
Quer um exemplo? Use o histórico de compras do cliente para sugerir produtos, promoções e personalizar uma mensagem por SMS.
Por fim, gostaríamos de reforçar a importante da análise de dados no varejo. Isso porque, decisões estratégicas dependem de um estudo do cenário, das oportunidades e riscos.
Seu supermercado gera dados o tempo todo. Você tem o hábito de conferir relatórios e gráficos? Isso pode mudar seus resultados de vendas e lucratividade!
Os números podem te mostrar a hora certa de criar uma promoção, o início de uma tendência de compra e até mesmo uma falha no layout do ponto comercial.
Como vimos, para prosperar no varejo, é fundamental adotar uma gestão de vendas eficiente e integrada à tecnologia. Neste artigo, você entendeu que ferramentas avançadas ajudam a monitorar o desempenho, a entender o comportamento do consumidor e a otimizar processos.
Este é o caminho para ser ágil, estratégico e conquistar cada vez mais clientes, com processos organizados e experiências que fogem do convencional.
Várias empresas já estão seguindo esses passos. Confira a história de sucesso da Verde Mais e inspire-se!